💛🎗️CAPS de Mondaí promove conscientização sobre hepatites virais no “Julho Amarelo”💛🎗️
🏥O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), “Viver Mais e Melhor” de Mondaí realizou uma abordagem abrangente sobre hepatites virais, em consonância com o mês de julho, dedicado à campanha “Julho Amarelo” de prevenção dessas enfermidades. A iniciativa visou conscientizar os usuários do serviço sobre a prevenção, tratamento e cuidados relacionados às hepatites virais.
🦠As hepatites virais, inflamações do fígado causadas por diferentes vírus (hepatite A, B, C, D e E), representam um desafio global de saúde pública, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. O CAPS desempenha um papel fundamental na orientação e abordagem das condições físicas e mental dos usuários, sendo essencial para tratar não somente o corpo, mas também a mente.
🌟Destacou-se a ligação entre as hepatites virais e questões de saúde mental, bem como abuso de substâncias psicoativas. Isso torna as ações do CAPS ainda mais cruciais, abordando a pessoa de forma integral e fornecendo suporte emocional. Além da prevenção, a campanha também buscou superar desafios como o diagnóstico tardio, falta de conscientização, estigma e barreiras de acesso ao tratamento.
👩⚕️Neste contexto, a enfermeira Natália Cristina da Silva e a estagiária de enfermagem Tainara Schuh coordenaram grupos de conscientização sobre hepatites virais, abordando como formas de transmissão, sintomas, métodos de prevenção e importância do diagnóstico precoce, sendo que 83 usuários foram atendidos, onde foram realizados 332 testes rápidos para hepatite B e C, HIV e Sífilis, em colaboração com a unidade básica de saúde de Mondaí.
🗣“A ação teve como objetivo ampliar a conscientização sobre as hepatites virais e seus efeitos na saúde pública, incentivando práticas saudáveis e preventivas. A resposta dos usuários foi extremamente positiva, com muitos demonstrando interesse em aprender e se proteger, além de se submeterem aos testes. Isso ressalta a importância contínua de campanhas educativas e sua influência na adoção de medidas de prevenção. A iniciativa do CAPS de Mondaí reafirma o compromisso do município com a saúde integral de seus cidadãos”, destacou a enfermeira e coordenadora do CAPS, Natalia Cristina da Silva.
Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC
Fotos: Ivomar Rauber/Divulgação
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí